Conhecendo sobre a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem

ABCD Q

A missão da ABCD - Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem é "consolidar a cultura antidopagem em âmbito nacional, por meio de ações de educação e controle em todas as manifestações esportivas, buscando o esporte limpo e saudável respeitando as normas e regramentos nacionais e internacionais".

Dopagem (doping em inglês) é popularmente conhecida como a utilização de substâncias ou métodos proibidos capazes de promover alterações físicas e/ou psíquicas que melhoram artificialmente o desempenho esportivo do atleta.

No âmbito dos organismos nacionais e internacionais antidopagem, incluindo a ABCD, a definição de Dopagem é mais abrangente e está relacionada com a ocorrência de uma ou mais violações às regras estabelecidas nos artigos 2.1 a 2.10 do Código Mundial Antidopagem. Verifique o Código e informe-se.

 

Cuidados dos Surdoatletas

O surdoatleta, que por razão médica precisa fazer o uso de uma substância ou método proibido, pode solicitar uma Autorização de Uso Terapêutico (AUT), de acordo com o Padrão Internacional para Autorização de Uso Terapêutico (PIAUT).

Nos sites da Agência Mundial Antidopagem – AMA e da ABCD, o surdoatleta encontra as informações necessárias à sua proteção. Em caso de dúvidas, o surdoatleta poderá solicitar ajuda à ABCD enviando e-mail para abcd@abcd.gov.br. Porém, primeiro, o surdoatleta deve buscar informações junto à FPEDS, conversar com seu treinador, médico e demais profissionais que integram a equipe técnica.

 

Compartilhar em: